

A compreensão da construção histórica do papel das instituições de educação infantil é necessária a fim de que reconheçamos que a mudanças das práticas cotidianas não depende apenas de lei, depende também do reconhecimento de crenças historicamente construídas.
As análises históricas nos permitem compreender que o conceito de criança é uma construção histórica e que, por isso, se transforma com as mudanças históricas e sociais.
Para a superação de algumas crenças e a consolidação dos atuais objetivos da educação infantil, faz-se necessária a compreensão do conceito de assistencialismo e assistência e a distinção entre ambos. Acreditamos que a construção da ideia de cidadania na educação infantil brota dessa reflexão.
Em 2008, ao concebermos um projeto de implantação de uma brinquedoteca em um Abrigo da capital, com a turma do 4º semestre do curso de Pedagogia, abriu-se o espaço ideal para esse tipo de reflexão. Era preciso que indagássemos: qual o nosso objetivo? Queremos simplesmente doar brinquedos e entregá-los às crianças?
Nesse processo de análise de nossos propósitos foi possível resgatar vários dos conceitos trabalhados durante o curso: o sentido do brincar para a educação infantil; a difusão do direito de brincar para todas as crianças; o papel do educador na brincadeira; a realidade da infância na sociedade atual; a industrialização do brincar; a brinquedoteca como espaço para o brincar livre, etc. Todos esses conceitos favoreciam a reflexão de que a ideia de cidadania da criança depende do exercício da cidadania ativa de nós, adultos.
Nesse sentido, o projeto constituía-se muito mais como uma possibilidade de aprendizado, para todos nós, da ideia e prática da cidadania, por meio da difusão do direito de brincar para além dos muros da universidade.
Por isso não queríamos apenas encontrar um Abrigo para "doarmos brinquedos", queríamos encontrar um parceiro para essa troca de ideias e ideais. E encontramos. Encontramos a parceria do Abrigo Caps Nosso Lar e toda sua equipe, que se dispôs a dialogar conosco. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa jornada de aprendizado de trabalho coletivo e de parceria com a comunidade.